O que é o +Luz?

O +LUZ é um centro virtual de informações QUALIFICADAS em Iluminação e que está disponível 24 horas por dia  para consultas à todos os profissionais de projetos.

Aqui você encontra uma série de atividades selecionadas com rigor e que têm como objetivo o desenvolvimento dos profissionais de projeto que precisam qualificar a iluminação em seu trabalho.

 

Sabia que você pode estar trabalhando "fora da lei"?

Sim, pode estar porque o Designer de Interiores que trabalha com projetos comerciais ou corporativos precisa projetar estes ambientes em conformidade com a lei e cumprir as diretrizes da norma de iluminação.

Ficou surpreso?

Não se assuste tanto... Vamos te ajudar.

 

Navegue pelo nosso conteúdo com tranquilidade, pois todo material disponibilizado aqui no + LUZ é atual, revisado e de acordo com as normas técnicas vigentes.

 

Dicas super importantes (clique abaixo):

Começe pelo começo...

Não perca tempo...

Não adianta iniciar um curso sobre Iluminação Residencial ou qualquer outro curso sobre projetos de iluminação se você ainda não domina certos pontos que são pré-requisitos fundamentais para um bom aproveitamento de cursos como estes.

Se já tem conhecimentos sólidos sobre:
- Iluminância
- Luminância
- Fluxo Luminoso
- Intensidade Luminosa
- Temperatura de Cor
- Índice de Reprodução de Cor
- Fontes de Luz Artificial
- LEDs (Tecnologia, Lâmpadas, Fitas de LED, Luminárias, etc..)

Então vá em frente...

Cuidado onde você pega a informação...

A internet é terra sem lei!!!

Nem tudo que está na rede é verdade e o que mais existe são FALSOS PROFISSIONAIS oferecendo no YouTube "fórmulas mágicas" e "receitas de bolo" sobre Iluminação.

Como se isso não bastasse, ainda se depara com conteúdo passando informação errada, como por exemplo:

- Temperatura de Cor em "graus" Kelvin
- IRC em percentual
- Reprodução de Cor associada a Temperatura de cor
- Verdades absolutas do tipo... "NUNCA use isso ou aquilo" ou ainda "Não precisa estudar ou calcular nada para fazer iluminação"... e por aí vai...

Vídeo bem produzido e apresentação "descolada" não é sinônimo de informação verídica e qualificada.

CUIDADO!!!

Você precisa conhecer e seguir a norma de iluminação...

O Designer de Interiores que trabalha com projetos comerciais ou corporativos precisa projetar estes ambientes em conformidade com a lei e cumprir as diretrizes da norma de iluminação.

Isso mesmo. A norma de iluminação NBR ISO/CIE 8995-1 não é facultativa. É uma obrigatoriedade.

Está norma, em padrão internacional, determina os níveis mínimos de iluminação em ambientes de trabalho para execução de tarefas visuais de maneira eficiente, precisa e segura, sem causar fadiga ou desconforto visual. Além disso determina também o nível máximo de ofuscamento permitido, o índice de reprodução de cor e, em alguns casos, recomenda até a temperatura de cor da iluminação de acordo com o tipo de tarefa, ambiente ou atividade profissional.

A falta de adequação da iluminação ao ambiente de trabalho pode gerar ao proprietário, multas, processos trabalhistas e até mesmo o fechamento do estabelecimento para que sejam feitas todas as adequações estabelecidas na NBR.

Sabe aquele escritório de contabilidade, a recepção do edifício comercial, o salão de beleza ou o consultório médico que você foi convidado a dar uma “repaginada” no visual? Todos estes são ambientes de trabalho e a iluminação precisa estar em conformidade com a lei.

No âmbito dos projetos estritamente residenciais, a norma não é obrigatória, porém é importante lembrar que em alguns ambientes da residência são exercidas tarefas visuais semelhantes às que ocorrem em ambientes de trabalho profissional, como: Cozinha, lavanderia, quarto com bancada de estudos, sala de ginástica, home office, etc… Se puder trabalhar níveis adequados de iluminação para estes ambientes, mais qualidade e conforto você oferecerá ao seu cliente.

Apoio:

Faça parte do nosso grupo:

Entre no grupo de WhatsApp e receba dicas e informações sobre o universo da Iluminação!!!