O quanto a iluminação é importante em um projeto de interiores?

 

Cada um tem um número na cabeça que possa expressar tal importância e em outro texto vou defender alguns pontos de vista, mas hoje o objetivo é outro e de extrema relevância ao exercício de sua profissão:

O Designer de Interiores que trabalha com projetos comerciais ou corporativos precisa projetar estes ambientes em conformidade com a lei e cumprir as diretrizes da norma de iluminação.

Isso mesmo. A norma de iluminação NBR ISO/CIE 8995-1 não é facultativa. É uma obrigatoriedade.

Está norma, em padrão internacional, determina os níveis mínimos de iluminação em ambientes de trabalho para execução de tarefas visuais de maneira eficiente, precisa e segura, sem causar fadiga ou desconforto visual. Além disso determina também o nível máximo de ofuscamento permitido, o índice de reprodução de cor e, em alguns casos, recomenda até a temperatura de cor da iluminação de acordo com o tipo de tarefa, ambiente ou atividade profissional.

A falta de adequação da iluminação ao ambiente de trabalho pode gerar ao proprietário, multas, processos trabalhistas e até mesmo o fechamento do estabelecimento para que sejam feitas todas as adequações estabelecidas na NBR.

Sabe aquele escritório de contabilidade, a recepção do edifício comercial, o salão de beleza ou o consultório médico que você foi convidado a dar uma “repaginada” no visual? Todos estes são ambientes de trabalho e a iluminação precisa estar em conformidade com a lei.

No âmbito dos projetos estritamente residenciais, a norma não é obrigatória, porém é importante lembrar que em alguns ambientes da residência são exercidas tarefas visuais semelhantes às que ocorrem em ambientes de trabalho profissional, como: Cozinha, lavanderia, quarto com bancada de estudos, sala de ginástica, home office, etc… Se puder trabalhar níveis adequados de iluminação para estes ambientes, mais qualidade e conforto você oferecerá ao seu cliente.

Se você não está muito familiarizado com todos os aspectos técnicos que envolvem a iluminação para interiores, inclusive até para ter a segurança de contratar um profissional de iluminação para colaborar com o seu projeto, o Portal Lighting Now vai te ajudar. Nosso conteúdo é produzido por profissionais com vasta experiência no mercado de iluminação.

 

Alexandre Rautemberg