Luz é status?

 

O que mais representa status que uma marca? Agora pense em carro: quais são as marcas que vem em sua cabeça? Não sou adivinha, mas imagino que pensou em Lamborghini, Bugatti, Ferrari, Jaguar, Bentley, Maserati, … Porsche!

Já pensou um Porsche na sua garagem? E um Porsche Design no teto da sua casa? Pois é … já é possível e desde 2.013!

Primeiro vamos falar da marca Porsche. Seu logo traz as cores da bandeira da Alemanha e o nome da cidade em que sua base está situada (Stuttgart) e tem a figura de um cavalo que representa poder e rapidez, além de ser um dos animais criados por lá.

 

 

Há mais de uma década a Porsche lidera o ranking das favoritas do setor automotivo norte-americano, conforme consultoria da J.D. Power. Entre os itens que geram valor, estão: a tradição, a inovação, o design, a funcionalidade, a performance, a “usabilidade” de todos os dias e em todos os climas, a exclusividade e a aceitação social.

 

911 Carrera Models  – Fonte: https://www.porsche.com

 

Só que a Porsche atua como consultora para diversas empresas em vários segmentos além do automotivo, como aviação, bens industriais, construção, bens de consumo / varejo e serviços (financeiros e sistema de saúde x tecnologia x administração), com estratégias, soluções, melhoria contínua e resultados. Consultorias também no desenvolvimento corporativo, pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e realização de inovações , aquisição e qualidade, produção e logística, vendas, marketing e serviços … ou seja, Porsche é muito mais que simplismente um carro.

Porsche é eficiência! Porsche é design! Porsche é luz!!!! São vários os itens que possuem o Porsche Design.

Isso é possível porque um segmento do grupo, chamado Studio F-A-Porsche, desenvolve design dos produtos para outras empresas e declara: se preocupa com o conteúdo além da estética.

“O design deve ser honesto.”

Ferdinand Alexander Porsche

 

Relógio

 

Tênis

 

Jaqueta de couro

 

Super yacht Dynamiq GTT 115 – Fonte: https://www.studiofaporsche.com/en/

 

Vamos ao que nos interessa? Lembra que mencionei já ser possível ter um Porsche Design no teto da sua casa? A empresa Apure Holding LLC contratou em 2.013 a Studio F-A-Porsche para desenvolver um simples e sofisticado sistema de perfis de teto, quem em 2.016 ganhou o prêmio Red Dot Award de Design de Produto. O Opus, já trazia uma abordagem inovadora e flexível que aceitava diferentes dispositivos de alta precisão de iluminação, caixas acústicas, sensores e câmera de segurança que podiam ser retirados ou reposicionados a qualquer momento. O perfil fica escondido e é o casamento perfeito entre engenharia e design. O Opus foi desenvolvido como se o teto fosse a quinta parede, para o teto deixar de ter a aparência de um queijo suíço e para trazer economia de mão de obra e material para as instalações, na explicação do Uli Petzold (fundador e CEO da empresa).

O Opus trouxe essa estética integrada simples, trouxe design e ajudou a mudar a indústria da iluminação.

Chega a um comprimento de 72 ft e largura de 4.3 polegadas. As cores podem ser personalizadas, como alguns exemplos abaixo nas variações RAL 2013 (ouro), galvanizado e preto. Olhando as fotos abaixo, me lembram uma joia.

 

 

 

Opus – Fonte: https://www.studiofaporsche.com/en/

 

Veja o vídeo

 

Iluminação LED COB de alta performance, temperatura de cor de 3000K, luminárias com ângulo de rotação de 360º, de 65º à 370º e abertura de facho de 40º e 65º. Os difusores ficam discretamente dentro dos perfis. As caixas acústicas semi-ativas de 70V garantem um som equilibrado e de qualidade. Os sensores são de movimento, temperatura, luz, umidade, vibração e UV que fornecem medições de dados para o funcionamento inteligente. A câmera possui cabeça de fixação multidirecional.

 

 

E sabe o que é sensacional além de tudo? É ter as informações técnicas disponíveis no site e ainda com o valor do R9, para os profissionais de iluminação de plantão!

 

Veja o exemplo de apenas 01 de vários dispositivos:

 

 

 

 

 

Imagino que não seja fácil criar estratégias para trazer produtos inovadores, no momento certo considerando ambientes de rápida mudança, mas podemos nos espelhar no jeito Porsche de trabalhar com qualidade, tecnologia, inovação e pesquisa para saber onde as tendências estão indo para o futuro. O jeito Porsche também mostra que o intercâmbio de disciplinas e profissionais é fundamental e só agregam valor final, principalmente aos consumidores.

 

Luz é técnica, luz é informação confiável, luz é design, luz é valor, luz é Porsche.

 

Carolina Ciola Fonseca

 

 

Gostou? Cadastre-se e receba nosso informe semanal.