Luz é filme

 

Hoje, vou trazer uma aplicação de iluminação real que se encaixa perfeitamente em qualquer jogo ou filme futurístico. Você lembra do filme Avatar? E se soubesse que existe um lugar em Cingapura que capta a essência do filme? Um lugar que você pode visitar e ver um show a parte com a iluminação aplicada? Pois é, são as 18 super árvores do Jardim Botânico do Bay South dentro do Gardens By The Bay em Cingapura.

Só para situar, Gardens By The Bay são três jardins públicos em Marina Bay. A ideia surgiu em 2.005 com o tema “Cidade em um jardim” e foi feito um concurso público para o masterplan. A Bay South foi desenvolvida pela britânica Grant Associates e a Bay East pela londrina Gustafson Porter. Os jardins recebem cerca de 2,7 milhões de visitantes por ano e em quase dez anos a receita foi superior a U$ 1 bilhão. O complexo abriga plantas e árvores de todo o mundo, tem uma instalação de pesquisa com seis estufas que simulam várias condições climáticas e métodos de reflorescimento, entre outras instalações complexas para manter as espécies vivas. Em 2.011 começou a ser aberto ao público e em 2.012 recebeu o prêmio Edifício do Ano pela World Architecture Festival.

 

Gardens By The Bay – Fotos: @seathebreezee

 

As 18 super árvores são jardins verticais icônicos que possuem estrutura de concreto com aço, que vão de 25m a 50m de altura e são cobertas por 163.000 plantas naturais com mais de 200 espécies. Foram inspiradas nas grandes árvores tropicais e funcionam como exaustores para os jardins de inverno e na mais alta, encontra-se um espaço para refeições. Onze delas tem painéis solares e coletores d’água e algumas delas são interligadas por passarelas suspensas a 22m de altura. As árvores foram projetadas com grandes copas que garantem sombra durante o dia e a noite, entre 19:45 e 20:45, se transformam com um show de luzes, sons e mídia.

Um dado interessante é que o filme Avatar, de ficção científica foi produzido em 2.009,  já nosso jardim, teve sua concepção entre 2.005 e 2.006. O filme Avatar foi escrito e dirigido por James Cameron, e estrelado por Sam WorthingtonZoë SaldañaMichelle RodriguezSigourney Weaver e Stephen Lang. O ano é 2.154 e conta o conflito em Pandora, uma das luas de Polifemo, um dos três planetas gasosos fictícios que orbitam o sistema Alpha Centauri. Em Pandora, os colonizadores humanos e os Na’vi, nativos humanoides, entram em guerra pelos recursos do planeta e a continuação da existência da espécie nativa. Está certo que dizem que James Cameron começou a trabalhar no Avatar em 1.994, mas não existiam tecnologias necessárias para produzir o filme em 1.999, por isso só foi rodado em 2.009.

 

Cena do filme Avatar – Fonte: http://es.james-camerons-avatar.wikia.com/wiki/Archivo:Atokirina.png

 

As luzes e a ideia do futuro fisgaram até a Walt Disney Company que abriu o parque temático do Avatar dentro do Animal Kingdom, chamado de Pandora, onde os visitantes exploraram canais em barcos e podem ver plantas fluorescente, montanhas que flutuam e grandes animais voadores.

 

 

Seja em Cingapura ou seja na Flórida, será um passeio interessante, o que me diz?

 

Fonte: http://grant-associates.uk.com/projects/gardens-by-the-bay/

 

Fonte: http://grant-associates.uk.com/projects/gardens-by-the-bay/

 

Fonte: http://www.gardensbythebay.com.sg/en/attractions/supertree-grove/visitor-information.html

 

Não deixe de assistir o vídeo do escritório Grant Associates explicando o projeto:

 

 

 

Gostou? Cadastre-se e receba nosso informe semanal.