Luz, a arte de emocionar.

 

Para nós iluminadores, não é novidade, emitir emoções através da luz. Em cada projeto existe uma relação sentimental muito forte que vai além da busca do bem estar dos nossos clientes, conforto visual, eficiência energética, estética… a luz influencia diferença no comportamento de cada um que irá usufruir daquele ambiente iluminado. Trazendo assim, a força de emoções que estão implícitas no projeto.

Muitas técnicas estão envolvidas no desenvolvimento dessa arte. Cada um de nós, com linguagem personalizada, para manipular “pincéis e tintas” numa tela (quase) em branco. Conceber um desenho de luz é sempre um desafio instigante. Se você pensa ao contrário, acredito que então, se tornou apenas um luminotécnico. Mergulhado na matemática. Parte fundamental, girar a roda do ciclo vicioso entre técnica e arte. A arte que trás a essência da concepção do projeto. Luz é paixão. Luz é alma. Luz é sentimento.

Tanto é que, sentimos saudades de projetos que marcaram desafios. Temos orgulho de quando atingimos efeitos que elaboramos para um projeto especial. Temos ciúmes de quando modificam nossos projetos sem nos avisar.
Realmente é um turbilhão de emoções.

Como realização profissional, buscamos daquele fator “uau”, tão aguardado na entrega de cada trabalho. Tira o fôlego de quem vê pela primeira vez a nossa criação, é no mínimo, comovente.

E para marcar o dia desta primeira postagem, gostaria de acrescentar mais uma emoção. A emoção da docência dentro da área da iluminação. A emoção que sentimos ao trazer para alunos o primeiro contato com a luz. O encantamento que nós transmitimos ao falar sobre o que vivenciamos diariamente. Quando eles passam a entender essa relação que vivemos no nosso dia dia, despertando neles o interesse para se tornar profissional da área ou simplesmente valorizar o trabalho que exercermos. Como disse o Alexandre Rautemberg na sua postagem, não fazemos projeto complementar. Acrescento: fazemos poemas de luz. E mostrar o caminho para novos admiradores da iluminação, é sem dúvida uma grande realização de um professor e ver a cultura da luz ser difundida. A expressão no olhar dos alunos, em finalmente enxergar e sentir aquilo que fazemos com tanto carinho. E vê-los desenvolvendo arte.

Uma boa semana iluminada para todos.

 

 

Gostou? Cadastre-se e receba nosso informe semanal.